Viola de Feira com Wilson Dias e Dário Marques - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Viola de Feira com Wilson Dias e Dário Marques

25 janeiro as 11:00 12:00

Show no dia 25 de janeiro, sábado, 11h no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

Com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura violeira em Minas Gerais, o Projeto Viola de Feira apresenta o idealizador da série de shows Wilson Dias com participação de Dário Marques, compositor e violeiro natural da Serra do Cipó.

A apresentação ocorre no dia 25 de janeiro, sábado, às 11h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, com entrada gratuita.

O cantor, compositor e violeiro Wilson Dias é um artista que interpreta suas vivências e raízes. E, por meio do Projeto Viola de Feira, que completou a sua 8ª edição, encontrou espaço para apresentar para a nova geração e resgatar os apaixonados pela sonoridade violeira, a importância desse patrimônio cultural declarado pelo IEPHA – MG, em 2018. “Viola de Feira é um burburinho bom. A viola junta as pessoas, pois vem do campo. Multidões se reuniam para comemorar as colheitas e ela estava inserida nesse contexto”, comenta Wilson Dias. 

Wilson Dias – Foto Paulo Colen

Nesta apresentação da série, Wilson Dias sobe ao palco para revelar a sua musicalidade onde extrai sua experiência no Vale do Jequitinhonha, trazendo na bagagem os ensinamentos da cultura popular, enraizado no Brasil profundo, mas com asas para voar mundo afora e registrado em oito discos lançados pelo seu selo, Picuá Discos. 

Dário Marques une suas influências do cerrado ao espírito urbano, em uma conexão que coloca em diálogo dois mundos que parecem distintos, mas que se encontram culturalmente nos acordes de sua viola. Fundador do grupo Tabebuia e integrante do Todavia Geomúsica, aposta na miscigenação da música regional e da cultural popular com a bossa nova, o Clube da Esquina, o rock, o pop funk, com passagens pelo jazz e pelo blues.

O músico tem participações em festivais de música e eventos artísticos, como Festival Roda Viva de Ipatinga e Festival de Baldim, além de ter sido vencedor na etapa Sertãozinho do 9º Festival de Viola de Todos os Cantos, da EPTV/Globo, com a música Serás

Na programação também acontece um encontro de Prosa e Viola que vai reunir diversos artistas para contar a influência do instrumento no processo de criação como compositores. Um encontro que reunirá saberes dos vários segmentos da cadeia produtiva da música. O Palco aberto conta com a participação dos artistas Wilson Dias, Dário Marques, Letícia Leal, Pedro Gomes,, Carlos Farias, Rubinho do Vale, Bilora, Gustavo Guimarães, Amauri Salvo, Silvano Costa, Tayrone Bastos, dentre outros.

O evento ainda conta com a oficina Brinquedos e Brincadeiras, com Nilce Gomes e Jaqueline Luana, destinada ao público infantil, gratuitamente, a partir das 9h.

Sobre a atividade: O brincar contribui para que a criança se torne um adulto eficiente e equilibrado. Além disso, as crianças aprendem muito mais se o conteúdo for apresentado em forma de jogos ou brincadeiras, com brinquedos construídos por ele próprio, aproveitando objetos (sucatas) que poderiam ir para o lixo, além de resgatar alguns dos jogos e brincadeiras do passado.

Serviço
Projeto Viola de Feira

Quando: 25/01, sábado. 9h: Prosa e Viola – palco aberto e Oficina Brinquedos e Brincadeiras, com Nilce Gomes e Jaqueline Luana | 11h: Show de Wilson Dias e Dário Marques

Livre

Centro de Referência da Cultura Popular Lagoa do Nado

Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã
Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil
+ Google Map
31 3277-7420

Anúncios