Concerto “Da Terra à Lua” explora a relação humana com o terrestre e o celeste
No dia 6 de fevereiro, o Espaço Cultural Unimed-BH Minas será palco de uma jornada musical que celebra a conexão entre o homem e o universo
O título tem inspiração pelo homônimo do escritor Júlio Verne (1865), e apresenta um concerto que reúne obras musicais e imagens que tratam da relação humana com o terrestre e o celeste. Ao longo das três partes que subdividem o programa, são levantadas reflexões sobre o humano na terra e seu ímpeto de desafiar as forças da natureza em busca do intangível.
Essas reflexões serão representadas não apenas por obras do repertório de música de concerto, sua maioria do final do século XVIII – início do século XX-, mas também por vozes poéticas e imagens, apresentadas em criações audiovisuais.
Juntos, a soprano e idealizadora do projeto Nívea Freitas, o pianista Wagner Sander e o compositor e operador de eletrônica, Felipe Romagna, propõem uma noite lírica e reflexiva sobre a temática celeste, que visa experimentar com a mistura entre performance tradicional e contemporânea. O concerto “Da Terra à Lua” tem única apresentação no dia 6 de fevereiro, quinta-feira, às 20h, o teatro do Espaço Cultural Unimed-BH Minas. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla e custam a partir de 30 reais.
Dividido em três partes, “Da Terra à Lua” conduz o público por uma viagem sonora que explora diferentes facetas da relação entre o homem e o universo. Da admiração pela imensidão do cosmos à busca por respostas sobre nosso lugar no universo, cada parte do espetáculo apresenta uma nova perspectiva sobre a temática. A apresentação busca promover uma experiência estética a partir da combinação de elementos da tradição musical com as possibilidades da tecnologia contemporânea.
Uma série de vídeos estão sendo criados pelo Studio Mobius, peça por peça do repertório, numa tentativa de adicionar ao concerto mais uma camada interpretativa visual. Vozes poéticas do universo literário também farão parte da construção desse concerto, que entrarão como elemento surpresa e de reflexão. “Esperamos que o concerto não seja apenas um espaço de apreciação musical, mas de imersão e reflexão e que cada peça, sessão do concerto, consiga ser percebido como uma grande narrativa sobre o humano, sua conexão com a terra, seu ímpeto de dominar as forças da natureza até a real ascensão aos céus”, explica Nívea Freitas.
Além da produção do concerto, o projeto vai trazer também um documentário que mostra os bastidores da produção do concerto, registra entrevistas e dados sobre como projetos culturais impactam economicamente a cadeia artística da cidade. O documentário tem previsão de lançamento entre maio e junho de 2025. E no perfil do Instagram @daterraaluaprojeto há compartilhamento dos bastidores tanto do concerto quanto do documentário.
“Da Terra à Lua” – Projeto 1545/2022 – é aprovado pela Lei Municipal de incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Repertório “Da Terra à Lua”:
V1 – Velocidade Gravitacional:
Chants de Terre et de Ciel: No. 1, Bail avec Mi
Chants de Terre et de Ciel: No. 2, Antienne du silence – O. Messiaen
Au bord de l’ eau
Aprés un rêve – G. Fauré
The Boatman’s dance – A. Copland
Solidão – V. Lobos
V2 – Velocidade Orbital:
Beau soir
Nuit d’étoile – C. Debussy
Die Nacht – R. Strauss
Why do they shut me out of heaven
Going to Heaven – A. Copland
Air du Feu – M. Ravel
Danse Macabre – C. Saint-Sans
FOGUETE – Felipe Romagna
V3 – Velocidade de Escape:
Clair de lune – C. Debussy (PIANO Solo)
Clair de lune – C. Debussy
Clair de lune – G. Fauré
Lua Impossível – A. Prado
Ombre Légère – G. Meyerbeer
Sobre os artistas
Nívea Freitas é soprano, doutoranda pela ESMU/UFMG em Processos Analíticos e Criativos. Bacharel em canto lírico e mestre em performance musical pela ESMU/UFMG, incluindo um ano no departamento de teatro da Sorbonne Nouvelle Paris. Em 2018, concluiu título de concertista, Konzertexamen, pela Hochschule für Musik und Theater Hamburg, e um segundo mestrado aplicado em canto lírico.
Wagner Sander é bacharel e mestre em Performance pela Escola de Música da UFMG. Ele sempre priorizou em sua formação a prática musical em conjunto, seja música de câmera, correpetição ou com grandes grupos. De 1999 a 2014, trabalhou como pianista junto ao Coro Lírico de Minas Gerais e, desde 1994, é pianista efetivo da Escola de Música da UFMG.
Felipe Romagna é natural de Rondônia e atua como saxofonista, compositor e professor. Estudou Jazz na Universidade de Évora – PT, graduação em Produção Musical e mestrado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi – SP. Atualmente, é doutorando em Música pela UFMG. Recentemente, vem desenvolvendo também trabalhos artísticos que envolvem live electronics, música eletroacústica e composição algorítmica.
Serviço
Concerto “Da Terra à Lua”
Duração: 60 minutos Classificação: livre
Quando: 6 de fevereiro, quinta-feira, às 20h
Onde: Teatro do Espaço Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2.244 – 5º andar – Lourdes
Ingressos: R$30,00 inteira, R$15,00 meia-entrada
Link de venda dos ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/101111
Informações: Instagram @daterraaluaprojeto